Dicas de segurança para Perfuração em Concreto

                                     

Algumas pessoas pensam ser fácil operar uma perfuratriz de concreto. De fato, é um equipamento simples e de rápido aprendizado, porém algumas atitudes são muito importantes.

Confira aqui algumas dicas:

1. Eletricidade 

Antes de conectar a máquina na energia, verifique se a energia do local é compatível com o equipamento. Certifique-se que cabos e extensões estejam em bom estado.

As máquinas da Diamond Rio possuem 3 sistemas de segurança. Um deles é a conhecida "banana", que possuem dois botões de liga-desliga.

Não é aconselhável retirar esse sistema, uma vez que ele é o primeiro a proteger a máquina caso a corrente aumente demais.

 

2. Fixação

Antes de encaixar a máquina na base, certifique-se que esta está fixada a estrutura com os parabolts adequados. Em seguida, verifique se a base encontra-se nivelada.

Não é indicado realizar furos sem a fixação da base, mesmo que o operador a estabilize com o próprio peso.

 

3. Água

As perfuratrizes são refrigeradas a água. 

Refrigeração garante maior rendimento e durabilidade da ferramenta a ser utilizada, já que a água mantém os segmentos fixos no corpo da broca e reduz o desgaste causada pelo atrito

 É indicado que se use a quantidade certa para que a água sai como uma lama fina.

 

4. Furação

Verifique se a potência da máquina é compatível com o diâmetro da broca a ser utilizada. Quanto maior o diâmetro maior deverá ser a potência do equipamento.

Antes de começar a furar, risque o concreto com a máquina em velocidade baixa. Depois, inicie o furo. 

Mantenha a velocidade da máquina constante durante todo o furo, aliviando a pressão na manivela a cada 10 segundos para refrigerar a broca e/ou quando estiver cortando ferragem - isto evita que os segmentos sejam arrancados.

 

Conheça nossa linha completa de máquinas!